SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL

Santo Antônio do Pinhal faz uma alerta à população. De 8 a 12 de agosto é a Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral (LV), uma doença grave que pode atingir as pessoas e os animais.

O foco da campanha é alertar a população para que mantenha limpo quintais e locais onde permanecem os animais domésticos. Com orientação é possível reduzir os riscos de transmissão da doença nos seres humanos e nos animais, além de melhorar a informação sobre diagnóstico precoce e tratamento adequado.

A LV doença crônica causada pelo protozoário Leishmania infantum e transmitida pela picada do mosquito palha infectado. O período de incubação varia em média de 2 a 6 meses e geralmente os sintomas são: febre, emagrecimento, fraqueza, anemia e aumento de baço, dentre outras manifestações. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A leishmaniose visceral canina também é uma doença grave para os animais. O cão é considerado um importante reservatório do parasito. A doença não é transmitida através de lambidas, mordidas e afagos. O contágio ocorre somente por meio da picada da fêmea do mosquito palha infectada.

 

Clique aqui para ver a Cartilha de Orientações