Semana de Mobilização Contra as Arboviroses

Entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro a Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar a Semana de Mobilização Contra as Arboviroses. O objetivo é mais uma força-tarefa para combater o mosquito Aedes Aegypti eliminando os criadouros em casa, no local de trabalho e nos bairros.

Servidores da Vigilância Epidemiológica levarão informação e formas de prevenção em todos os cantos da cidade para contribuir com o combate ao mosquito.

Com a chegada do verão as condições climáticas são extremamente favoráveis ao aumento da incidência de mosquitos. E não basta apenas matar o mosquito. É preciso eliminar os criadouros.

Todas as dicas e ações necessárias para a força-tarefa, além de orientações sobre como se proteger neste verão estão sendo disponibilizadas pela prefeitura nas redes sociais oficiais e aqui.

No verão as pessoas procuram mais as cidades litorâneas onde estão circulando ao menos três variantes da dengue, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Viajar para cidades com transmissão de dengue requer cuidados.

Clique para acessar:

FOLHETO de Orientações.

PREVENÇÃO -- Entre as orientações estão:

• Uso de roupas de manga comprida; mosquiteiros; repelentes elétricos e corporais.
  • Os produtos mantêm os insetos afastados por algumas horas e garante tranquilidade para sua família.

SINTOMAS

• Também é preciso ficar atento aos sinais e sintomas da doença como febre, dor de cabeça, dor no corpo manchas e outros sinais.
  • Qualquer suspeita é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo de casa, esteja onde estiver, pois pode ser dengue.

ORIENTAÇÕES PARA EVITAR A DENGUE

• Evite água parada;
  • Aplique larvicidas: em locais onde o acúmulo de água é inevitável, aplique larvicidas, cloro ou água sanitária para que ovos e possíveis larvas do mosquito sejam eliminados.
  • Tela na janela: o uso de telas em portas e janelas ajuda na proteção contra o mosquito.
  • Lixo: não despeje lixo em valas, margens de córregos ou riachos. Deixe recipientes que guardam o lixo sempre bem tampados e os deposite no dia e local corretos para a coleta.
  • Vai viajar para cidades com transmissão de dengue?
  • Use manga comprida, mosquiteiro, repelentes elétricos e corporais. Os produtos mantêm os insetos afastados por algumas horas.