SANTO ANTÔNIO DO PINHAL DISCUTE MELHORIAS NA SAÚDE PÚBLICA EM PLENÁRIA

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (2) a 1ª Plenária Municipal de Saúde 2023. O evento aconteceu no Auditório Municipal e reuniu, além dos gestores da saúde Municipal, o Conselho Municipal de Saúde (Comus), usuários dos serviços de saúde e profissionais da rede de saúde pública.

Promovida pela Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Comus, a Plenária teve como tema: “Garantir diretos e defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”.

De acordo com a secretária de Saúde, Suzimara Ribeiro Machado, a plenária foi aberta ainda para a participação da população que utiliza o SUS (Sistema Único de Saúde), por meio de um formulário que ficou disponível no site da Prefeitura.

A secretária de Saúde também mostrou que o município de Santo Antônio do Pinhal investiu 19,86% do Orçamento Municipal na pasta, índice acima do que estabelece a legislação. A Constituição Federal define que os municípios apliquem pelo menos 15% de suas receitas na Saúde.

Durante os trabalhos, os participantes foram divididos em grupos para a discussão dos eixos e elaboração das propostas que serão levadas para a próxima etapa. Também foi escolhido o representante do município que irá para a Conferência Estadual.

CONFERÊNCIA SP – A Plenária Municipal serviu como preparação para a 9ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada entre os dias 29 e 31 de maio, em local a ser definido. As conferências são fundamentais para o fortalecimento do processo de participação social na gestão do SUS.