Roteiros e Trilhas

Devido ao grande número de atrativos que despontam por todo o município, foram elaboradas algumas sugestões de roteiro, com a finalidade de otimizar o tempo e facilitar o acesso dos visitantes, para que possam programar um itinerário que lhes permita conhecer tudo que Santo Antônio do Pinhal tem a oferecer. Os passeios partem do centro da cidade.

Sugerimos usar roupas e calçados confortáveis, chapéu e protetor solar.

ROTEIROS

ROTEIRO 1 – Estação Eugênio Lefévre / Ecco Parque Jardim dos Pinhais / Empório da Serra / Vivarteare / Prata da Lua / Mirante do Cruzeiro

- ESTAÇÃO EUGENIO LEFÉVRE: Mirante de Nossa Sra. Auxiliadora com vista para o Vale do Paraíba. Loja de artesanatos, produtos do mel e o famoso bolinho de bacalhau.

- ECCO PARQUE JARDIM DOS PINHAIS: Primeiro parque de jardins temáticos do Brasil, que tem a natureza como sua atração principal.

- EMPÓRIO DA SERRA: Excelente opção para compra de produtos do mel, artesanatos e lembranças da cidade.

- VIVARTEARE: Pintura e escultura de Miriam Leite e tecelagem de Dioclésio José (feita em teares verticais expostos na loja). Venda no local.

- PRATA DA LUA: Peças de prata, alpaca, cobre e latão com pedras semipreciosas. Peças exclusivas à venda no local.

- MIRANTE DO CRUZEIRO: Local com vista panorâmica da cidade

* Duração média: 5h *

ROTEIRO 2 – Fazenda Água da Capoeira / A Bodega / Cerâmica Dejulis

- FAZENDA ÁGUA DA CAPOEIRA: Restaurante com gastronomia regional. Fazenda de fruticultura com passeios pelos pomares e colheita de fruta da época.

- A BODEGA: Coleção de 40 tipos de cachaças feitas artesanalmente em tonéis de carvalho. Degustação e venda.

- CERÂMICA DEJULIS: Cerâmicas exclusivas confeccionadas e queimadas em alta temperatura. As peças tem design único. Vendas no local.

* Duração média: 4h *

ROTEIRO 3 – Atelier Eduardo Miguel / Andre Marx / Casa da Mata / Cachoeira do Lajeado

- ATELIER EDUARDO MIGUEL: Móveis, luminárias, objetos de arte e decoração em madeiras reaproveitadas. Venda no local.

- ATELIER ANDRE MARX: Móveis em madeira amazônica de manejo florestal ou de demolição. Venda no local.

- CASA DA MATA: Tear manual, produção de shitake, antepastos, chutneys e geleias à venda no local.

- CACHOEIRA DO LAJEADO: Queda d’água e poço para banho. Taxa de visitação.

* Duração média: 4h *

ROTEIRO 4 – História em retalhos / Oficina das Artes / Atelier Nancy Barros e Sylvia Garner / Fazenda Renópolis

- HISTÓRIA EM RETALHOS: Patchwork – cores e paisagens típicas de Santo Antônio do Pinhal, retratados em almofadas, colchas e jogos americanos. Venda no local.

- OFICINA DAS ARTES: Velas e luminárias artesanais feitas com madeira, bambu e flores secas. Venda no local.

- ATELIER DE CERÂMICA NANCY BARROS E SILVYA GARNER: Cerâmicas de alta temperatura / joias em prata – peças exclusivas. Venda no local.

- FAZENDA RENÓPOLIS: Artesanatos com sementes, palha de milho, bambu, tecido, madeira, ervas medicinais e aromáticas, geléias, doces e licores. Casa de chá com vários tipos de ervas, todos orgânicos e acompanhados de bolos e tortas. Venda no local.

* Duração média: Dia todo *

ROTEIRO 5 – Igreja de São Benedito / Jardins de Barro / JR Vinhos e Companhia / Matinho Di Flor / Pico Agudo

- IGREJA DE SÃO BENEDITO: Construída na década de 40. Por sua posição privilegiada pode ser vista de vários pontos da cidade.

- JARDINS DE BARRO: Cerâmicas exclusivas, queimadas em alta.

- JR VINHOS E COMPANHIA: Mais de 180 rótulos de vinhos nacionais e importados, cervejas, cachaças e produtos gourmet de qualidade. Venda no local.

- MATINHO DI FLOR: Flores artesanais em tecidos coloridos. Venda no local.

- PICO AGUDO: Considerado por muitos pilotos como um dos melhores pontos para voo livre do Brasil, com visão de 360º, avistando desde a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, até o Vale do Paraíba. Altitude de 1.700m.

TRILHAS

Trilha da Cambraia (Luminoso)

Trilha de nível médio de dificuldade e de beleza exuberante. Do seu ponto mais alto se avista o Pico Agudo. Saindo do centro da cidade, inicie a caminhada pela Estrada do Barreiro. Passando a Escola Noé Alves Ferreira, vire a primeira à esquerda, subindo. Continue sempre na mesma estrada até a Pousada Casarão Veredas, e diante dela, do outro lado da estrada, encontrará um portal do Sítio Toca do Lobo, ponto onde se inicia a trilha da Cambraia (Luminoso), de 5km. A estrada antiga e estreita tem subidas e descidas e foi usada pelos tropeiros. Siga até chegar à Estrada do Lageado. No retorno, uma opção é conhecer a Cachoeira do Lageado.

Extensão do centro da cidade: 8km

Extensão do centro da cidade: 8km

Extensão da trilha: 5km

Duração da Caminhada: aproximadamente 2 horas.

Trilha do Matão

Trilha de nível fácil, um passeio tranquilo em uma área preservada por dentro da mata, onde se pode apreciar um pouco da flora, e com facilidade, alguns representantes da fauna, principalmente os pássaros de Santo Antônio do Pinhal.

Passando a Escola Noé Alves Ferreira, vire a primeira à esquerda, subindo. A 700m encontra-se a entrada da trilha, com sua saída do Clube Recreativo Pinhalense.

Extensão da trilha: 3km

Duração da caminhada: aproximadamente 1h

 Trilha do Tropeiro

Trilha de nível médio. É um caminho muito usado pelos peregrinos para a cidade de Aparecida. O nome “Trilha do Tropeiro” já é histórico. A trilha tem início a partir da SP-50, km 160,8, no Bairro dos Mouras, um lugar muito bonito, com a caminhada em estrada de terra. Você pode conhecer uma olaria, e ver como o tijolo ainda é feito manualmente na região. É uma boa opção para quem aprecia uma caminhada em meio à natureza, aproveitando para saber um pouco da cultura local. A trilha termina na Estrada Vereador Arlindo Inácio Fernandes, na Pousada Villa Mantiqueira. Continuando pelo asfalto, são 4,7km até o centro de Santo Antônio do Pinhal.

Ponto mais alto: 1.900m acima do nível do mar

Duração da Trilha: 1 hora

Distância da Trilha: 3km

Distância de Santo Antônio do Pinhal: 7,7km

Duração até Santo Antônio do Pinhal: 2 horas e meia.

Trilha do Zigue-Zague

Nível da trilha: difícil. É uma das trilhas mais conhecidas da região. Inicia-se perto de Campos do Jordão, na SP 123, km 44. Nessa trilha, você pode apreciar a bela vista dos vales e montanhas da Serra da Mantiqueira. A trilha, que se alterna em “single track” em alguns pontos, é aberta em outros. É considerada difícil pela sua extensão de 7,7km, porém a caminhada é compensadora, porque ao seu término, você verá a maravilhosa Cachoeira do Lageado, um dos pontos turísticos mais visitados de Santo Antônio do Pinhal, e com a possibilidade de um bom banho. A partir da Cachoeira, você pode voltar pela estrada do Lageado a pé, 6km até Santo Antônio do Pinhal, ou chamar um táxi.

Ponto mais alto: 1.659m acima do nível do mar

Extensão: 7,7km da SP 123 até a Cachoeira do Lageado e 13,7km até o centro de Santo Antônio do Pinhal

Duração: 3 horas e meia de trilha; até Santo Antônio 5 horas

RECEPTIVOS

www.picoagudosports.com.br
www.rotadasaraucarias.com.br